quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A importância de se dominar a língua inglesa


Dominar um segundo idioma atualmente é algo muito importante, não basta só dominarmos fluentemente nossa língua materna, devemos ter domínio ao menos de dois idiomas diferentes, em meio aos avanços tecnológicos e a globalização, temos a necessidade de estarmos nos comunicando, interagindo e trocando informações de forma acelerada, acompanhando assim o ritmo intenso que a sociedade da informação nos exige.

Dizem que “o homem é produto do meio” nesse contexto até que essa afirmação se encaixa bem, pois devemos nos adaptar ao meio em que nos encontramos dominar a língua inglesa, , é uma necessidade que atualmente todos nós temos, se quisermos estar acompanhando as mudanças que surgem a todo o momento e também nos integrar no perfil de profissional que atualmente é requisitado.

A Língua Inglesa é o idioma do mundo globalizado, enquanto instrumento de comunicação abrange vários países, acarretando para sociedade a necessidade imperativa de aprendizagem. Dominar a língua inglesa em tempos da globalização é uma necessidade, o aprendizado do inglês abre o caminho para o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural, além de proporcionar ao individuo realizar  troca de informações, interagir, se comunicar no mundo social, tecnológico e etc. Permitindo-o se relacionar com outra língua, cultura, essa habilidade é destacada como fundamental no ensino, pois em tempos da modernidade é necessário comunicar-se em inglês e inteirar-se dos valores que guiam outras culturas.

Com o processo de globalização intenso e a troca de informações cada vez mais rápidas por meio da internet, aprender inglês deixou de ser um luxo, nessa sociedade tão exigente é fundamental esta familiarizada, pois quem não tiver conhecimento fica difícil acompanhar o ritmo, pois em vagas de emprego, vestibular, em todos os âmbitos da sociedade é requisitado conhecimentos acerca da língua inglesa. 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Ditadura da televisão

"Ditadura da televisão, ditando as regras, contaminando a nação!"
Ponto de equilibrio


A televisão é um dos meios de comunicação que abrange a toda população, além de veicular informação, entreter, a televisão é uma das formas de comunicação que exerce maior influência sobre o publico. A todo o momento somos influenciados a seguir padrões, adquirir produtos, a aderir comportamentos, mesmo que seja diretamente ou indiretamente a todo instante somos influenciados pela mídia.

A mídia com seu poder alto de persuasão tentam nos convencer, persuadir, incentivando-nos a seguir seus padrões e comportamentos a serem seguidos e com isso a mídia consegue atingir a um numero grande de telespectadores, que se deixam levar pelo mundo oferecido nas telinhas. Precisamos estar atentos a essas questões, tudo que é vinculado não é verdade absoluta, há sempre um objetivo a ser alcançado seja de qualquer propaganda ou novela.

Como já diz Gabriel o pensador “A programação existe pra manter você na frente na frente da TV, que é pra te entreter que é pra você não ver que o programado é você”. Com isso percebemos que seja por meios de novelas, programas, propagandas, a mídia se vale para usar seu poder de persuasão e influência para alienar os indivíduos. É por conta da alienação massificada que vivemos na sociedade da mc Donald´s, da Coca-Cola, se não fossemos levados pelo consumismo essas marcas nem seriam o que é hoje. 

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Vivemos em democracia ?


Constantemente afirmamos com toda certeza que vivemos em uma sociedade democrática após o fim da fase de autoritarismo, mas será que vivemos mesmo em uma sociedade democrática ou essa democracia que tanto falam não passa de uma mera classificação? Bem, por democracia compreendem a existência de eleições, há divisão da republica dos três poderes e também há liberdade de expressão e pensamento. Por autoritarismo, compreende um regime de governo no qual o Estado é ocupado por meio de um golpe, não existe eleições muito menos partidos políticos, o pensamento e a expressão são censurados.

Pois bem irei apresentar fatos que comprovam que vivemos em um autoritarismo social e não em democracia. Vivemos em uma sociedade autoritária pelo fato de existir hierarquia, as pessoas são divididas em posições, as inferiores são as que deve obedecer e as superiores são as que mandam, não existe prática de igualdade como um direito, nossa sociedade é autoritária pelo fato de ser violenta, vigora o machismo, a discriminação, desigualdades, exclusões tanto culturais como politicas.

A verdade é que o autoritarismo social e também as distinções econômicas acabam fazendo com que a sociedade brasileira permaneça polarizada em meio às deficiências das camadas populares e os objetivos das classes argentárias e influentes, sem conseguir exceder deficiências e interesses e obter a esfera dos direitos.Os interesses, uma vez que não se transformam em direitos, acabam transformando-se em regalias de muitos, sorte que a polarização social se executa dentre os despossuídos e os privilegiados. Estes, já que possuem capacitação, são os “adequados”, incumbindo o comando da sociedade.

Agora vemos a questão de que a democracia é invenção e garantia de direitos então uma vez que nossa sociedade é dividida dentre a carência e o privilégio, não tem a capacidade de ser democrática, uma vez que não encontra elementos para que isso ocorra. Essas determinações sociais aparecem na esfera politica, ao invés de democracia, apresentamos instituições decorridas dela, entretanto atuando de maneira autoritária.

Dessa forma, por exemplo, os partidos políticos habituam ser de três tipos: os clientelistas, que sustentam favores com seus eleitores, os vanguardistas, que suprem seus eleitores pela ambição dos chefes partidários, e os populistas, que agem com seus eleitores iguais a um chefe de família, cuidando de seus filhos pequenos.   Benefícios, trocas e paternalismo confirmam que o exercício da participação política por meio de representantes, não consegue se concretizar no Brasil. Os representantes, ao invés de desempenhar a delegação que lhes foi concedida pelos representados, aparecem como diretores, mandantes, retentores de benefícios e poderes, reprimindo os representados, transformando-os em meros clientes que ganham favores dos mandantes.

E com isso vemos que a democracia em nossa sociedade está longe de existir, o que temos é uma grande ilusão, um autoritarismo social escondido por cima da imagem de democracia, nem eleitores se quer realmente somos, o que somos é meros votantes que apenas estamos disponíveis para dar o voto para  qualquer um que atenda nossos interesses.

Referência
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2000.p.563-565. 

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A importância das TIC´s (Tecnologias da Informação e Comunicação) para o desenvolvimento da aprendizagem


Hoje vou falar um pouco sobre as novas tecnologias da comunicação e informação, a famosa TIC´s, quem nunca ouviu falar não é verdade? e mesmo se você nunca ouviu falar, pode ter certeza você convive com toda essa tecnologia durante seu dia-a-dia, seja desde o celular até seu computador. Hoje vivemos na sociedade em que muitos consideram como sendo a “sociedade da informação” e de fato isso é verdade, somos reféns das tecnologias, mesmo não querendo somos obrigados a usar, pois nesse mundo da informação é fundamental acompanhar os avanços tecnológicos, pois é uma questão que se trata de necessidade e não de privilegio como era em décadas atrás, onde ter celular, computador etc. era coisa de luxo.

Em todos os setores da sociedade, a tecnologia traz benefícios e na educação não seria diferente, as tecnologias podem ser usados como ferramentas pedagógicas e de diferentes formas, que vão desde as redes sociais até as mídias disponíveis. Porem muitos dos profissionais da área não domina e até  mesmo  não está preparado para usar de forma eficiente as ferramentas que a tecnologia oferece, o governo por meio de programas que visam a capacitação desses profissionais estão investindo recursos para que essa formação aconteça e seja eficiente.

Pois com tanta evolução tecnológica e disseminação de informação de forma cada vez mais acelerada, é preciso acompanhar o ritmo dessas mudanças, sites, bate-papos, blogger  twitter, facebook, comunidades, enfim toda essa diversidade de redes sociais pode ser utilizada como ferramentas que proporcionam o desenvolvimento da aprendizagem. Com todos esses suportes tecnológicos, desenvolver a aprendizagem por meio de ferramentas tecnológicas além de trazer inovações e criatividade, torna prazerosas as aulas.  

Todas as ferramentas tecnológicas devem ser utilizadas da melhor maneira possível, sempre acompanhada de uma boa metodologia, e se é algo que pode trazer benefícios e contribuir para nosso crescimento intelectual porque não usar não é mesmo? , também deve sempre ser observado o fato do uso consciente, pois é preciso ter uma visão critica referente à suas possibilidades reais de uso, para não nos tornamos escravos das tecnologias que possuímos.



quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

As mulheres sob nova perspectiva


Bom pensando na evolução e luta das mulheres ao longo da história,hoje na minha primeira postagem vou falar sobre todo esse processo de evolução que a mulher vem passando no  decorrer do tempo, começo dizendo que a mulher desde séculos passados, sempre foi vista como incapaz, como o sexo frágil, a ideia que a sociedade ao longo do tempo construiu a respeito da mulher, é como se o seu destino fosse só para casar e cuidar dos filhos, por muito tempo essa visão da mulher responsável pelo cuidado da casa, marido e filhos perdurou.
A revolução industrial trouxe consigo muitos avanços em especial para as mulheres, a conquista do voto feminino, o direito à educação e a invenção da pílula anticoncepcional, permitiu que a mulher evoluísse e fosse cada vez mais conquistando seu espaço. Mesmo diante de tanto avanço e com a evolução durante séculos, as mulheres ainda sofrem com seu passado e as consequências são mais explicitas ainda, quando se trata de mulheres negras, pois devido ao passado colonial e após anos de abolição da escravidão, as diferenças e a intolerâncias raciais ainda é presente em nossa sociedade.
Apesar de terem efetuado conquistas importantes, ainda há muita distinções que atingem a mulheres, atualmente as mulheres ocupam cargos que antes só homens poderiam ocupar, e mesmo assim à diferença salarial é grande, e isso mostra que apesar da evolução ainda há um retrocesso, e apesar dessas diferenças que deveriam está no passado ainda continuam fortemente enraizada em nossa sociedade contemporânea, podemos nos orgulhar do fato de que as mulheres deixaram serem meras donas de casa para buscar por mudanças e melhoria de vida, e essa autonomia feminina, fez ate com que hoje mulher ocupe o cargo de presidente e outros cargos importantes também .
Cada vez mais são as criações de leis e politicas públicas direcionadas para atenderem as mulheres, que vão desde leis contra a violência até leis que garantem seu bem estar e inclusão na sociedade. O que se deseja é que haja igualdade, inclusão e respeito, para que assim, as mulheres possam estar cada vez mais inclusa em uma sociedade que se diz “democrática”.